sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Todo corredor tem uma razão para correr



Alguns correm porque precisam fugir
Outros correm porque querem baixar o tempo
Alguns correm para perder peso
Outros correm para manter o vício (da corrida)
Alguns correm para ganhar likes
Outros correm para tirar fotos
Alguns para saírem nelas
Outros correm por uma causa...

Você se sente satisfeito quando termina um treino e vai tomar um bom banho quando chega em casa? Pois bem, continue aqui na matéria que agora vou te contar uma história bem diferente sobre um corredor de rua...

Seu nome é Ronnie Goodman, que mora em San Francisco, Estados Unidos. Todos os dias pela manhã, Ronnie corre em torno de 8 e 21KM's para manter-se concentrado no que tem que fazer e viver positivamente. Após cada treino ele vai até um Studio, onde procura fazer ao menos 1 trabalho artístico para seus fãs, cuja base cresce a cada dia. Ele tem 53 anos,  e depois de batalhar por uma juventude perdida em drogas e álcool, está reabilitando-se, o que finalmente aconteceu há cerca de cinco anos.

"Eu realmente não estou procurando nada de ninguém - apenas tento manter-me concentrado e apreciar o que é bom na vida", Disse Goodman outro dia enquanto amarrava seu Nike Pegasus para sua corrida diária. "Há muita coisa boa para prestar atenção".

O que você não deve saber até agora é que Ronnie é um sem-teto, passa as noites em um alojamento para sem-tetos sob a rodovia 101, e durante o dia anda com seus pertences pelas ruas de San Francisco, depois dos treinos.

Amigos e conhecedores da causa de Ronnie juntaram seus recursos para pagar a inscrição para a meia-maratona da corrida e também dar-lhe um novo tênis de corrida. O desejo de Ronnie de participar na Maratona de San Francisco chamou a atenção dos organizadores da corrida, e acabaram tornando Ronnie um personagem especial dentro do evento, caracterizando-o como um fundraiser (alguém que tem uma causa sem fins lucrativos para ele próprio) para uma de suas organizações favoritas - Hospitality House, um centro de recursos sem-teto cujo programa de artes da comunidade tem ajudado Goodman a aperfeiçoar sua arte por anos.

A maratona criou uma ação especial: "Corra com Ronnie", no site da corrida para que as pessoas que se inscreverem para a meia maratona possam adicionar $10 para a Hospitality House. Cada doador estará inserido no sorteio de uma pintura que Ronnie está fazendo.

Os organizadores da corrida disseram que eles aprenderam com Ronnie a permanecer dedicado à corrida e arte, apesar de morar nas ruas por dois anos, enquanto ele procura por moradia e trabalho constante com sua arte.

Ronnie disse que está em duas listas de espera para habitação subsidiada e espera movimentar dentro em breve. Ao invés de tomar mais doações para si mesmo, ele está levantando dinheiro para a organização que o ajudou a criar arte durante anos.  "Esta é minha chance de dar a volta para outras pessoas", disse ele. "Isso me faz feliz."

Abaixo, você pode assistir ao vídeo em que Ronnie conta um pouco de sua história e suas razões para correr:

Escrevi abaixo um pouco do que o Ronnie fala no vídeo acima:

"Quando eu corro, eu sinto como se não estivesse aqui
Eu me sinto como se estivesse em qualquer lugar
Eu sinto como se estivesse dentro de mim
É como um momento espiritual quando estou correndo
Dentro deste Ronnie
Durante cerca de duas horas
Eu me sinto livre
Nessas duas horas...
Quando eles me veem, veem como um corredor,
Não como alguém, não como um sem-teto
Nada pode ser pior do que eu passei
Sinto como se estivesse no inferno e retornado umas quatro vezes
Cocaína,Crack,Cocaína,Heroína
Era uma batalha, uma grande e longa batalha
Quando estive na prisão, eu sonhava sobre homens e mulheres, olhando para as estrelas, Sentindo a beleza da vida
Eu quero te mostrar o que eu tive que aprender para entender o curso da vida
Minha corrida me faz encontrar quem eu sou, e me faz sentir em paz
Eu realmente não quero muito, apenas acordar e manter-me saudável, como nessa manhã...
Acho que é o que todos querem..."

"Basta olhar para isso", disse ele, acenando com o braço para tomar a grama aparada, sob um céu azul cristalina. "É lindo. Que dia. Que vida."

Mais informações sobre Ronnie em http://www.ronniegoodman.com/

Nenhum comentário: