sábado, 2 de agosto de 2014

Correr apenas 5 minutos por dia pode adicionar anos à sua vida

Correr apenas 5 minutos por dia pode adicionar anos à sua vida

Um novo estudo em grande escala fornece mais apoio para a ideia de que até mesmo um pouco de exercício intenso pode beneficiá-lo.
O estudo, publicado no Journal of the American College of Cardiology, relacionou a associação entre corrida e risco de mortalidade usando um banco de dados de 55.137 homens e mulheres (entre 18 e 100). Adultos visitaram a Clínica Cooper e Cooper Institute, em Dallas para exames médicos e responderam a questionários de saúde, que incluíam perguntas sobre como eles exercem (por exemplo, se eles correm regularmente e a que distância/velocidade).

Os pesquisadores, 15 anos depois, verificaram os registros de morte dos participantes e descobriram que aqueles que disseram que eram os corredores tinham significativamente menor risco de morte em comparação com os não-corredores.

Segundo um trecho da pesquisa:

Durante um período médio de 15 anos, 3413 de todos os falecimentos, 1.217 mortes ocorreram por causas cardiovasculares. Cerca de 24% dessa população participavam de corridas. Comparado com não-corredores, os corredores tiveram 30% e 45% menos risco de todas as causas e com relação à mortalidade cardiovascular, respectivamente, obtiveram 3 anos a mais na expectativa de vida.
Os pesquisadores atentaram-se para fatores de excesso de peso ou fumo, mas até mesmo fumantes obesos que corriam eram menos propensos a morrer mais cedo do que aqueles que não corriam. 

Ainda mais importante, mesmo correndo em velocidades baixas (com menos de 10 KM por hora) por 5 a 10 minutos por dia também foram associadas com riscos reduzidos de morte prematuras e doenças cardíacas.

Conversando com Timothy Church, do New York Times, que é co-autor do estudo, ele diz que, provavelmente o que mais importa é Não correr para o estudo, mas com relação ao exercício de alta intensidade, ele diz:

Quem nunca correu no passado ou tem problemas de saúde deve, é claro, consultar um médico antes de iniciar um programa de corrida. E se, depois de tentar por um período de cinco minutos você não gostar, troque de atividade. Pular corda, andar de bicicleta, ou escolha qualquer outra atividade que seja extenuante. Cinco minutos de esforço físico por dia pode acrescentar anos à sua vida.


O artigo acadêmico está em http://content.onlinejacc.org/article.aspx?articleID=1891600

Nenhum comentário: