sábado, 5 de julho de 2014

Corrida do Trabalhador 2014

-"Mas Isma, você não tem vergonha na cara de postar sobre uma corrida quase dois meses depois?"
-Não!

Eu tava ocupado com o meu TCC e outras atividades profissionais que tive que criar um vácuo nas postagens entre maio e junho, então aqui estamos de volta à pauta.

Essa corrida na Zona Leste de SP já me acompanha a alguns anos. Sempre convido o meu sobrinho ou a minha amiga, e eles sempre dizem: "Meu, tá loko! É longe demais"... para eles, não para quem já namorou uma mulher que more praqueles lados... mas enfim.

Ao menos nos últimos anos a retirada do Kit tem sido em locais próximos onde a corrida irá acontecer, e não mais como era com a Super9K, que ocorria todo 9 de Julho (cuja corrida era no autódromo de Interlagos e a retirada de Kit no Shopping Bourbon). Desta vez foi na Centauro do Shopping metrô Tatuapé, o que sempre incorre em alguns gastos extras com camisetas, bonés, etc...
A retirada foi super tranquila, pois eu fui pela manhã e não havia grande fluxo de clientes. Se você deixar para retirar o kit no sábado à tarde em algum shopping, não venha reclamar que demorou para pegá-lo...
Então no domingo fui em direção ao Parque do Carmo. Sim, aquele cara que sai de Interlagos pra correr 10k lá nos confins do Universo (Lugar onde foi construída a Arena São Paulo). Mas não tem jeito, essa foi uma das primeiras corridas que eu participei, então é uma prova de coração.
Como sempre uma boa organização do evento, estacionamento free e muitas pessoas acompanhadas de seus cônjuges, namorados ou familiares. É uma prova, mas tem um pouco de corrida de família, corrida de lazer, etc. Pontualmente às 8:00 começa o evento, com a turma dos 10k saindo na frente e a dos 5k logo em seguida.

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

Um visual muito bonito do Parque durante o percurso dos 10k.

O visual pode não ser encantador, pois já conhecemos boa parte da estrutura dos parques de São Paulo, mas o Flow da corrida faz toda a diferença enquanto você está observando a paisagem. Nos primeiros KM's você se depara com a multidão que segue a trilha de asfalto em direção à uma elevação do parque para chegar na parte mais alta. Quando você vira a primeira curva, já consegue observar inúmeros corredores na parte superior, fazendo o elo entre o pelotão em que você está e o fluxo da corrida que segue mais à frente. E quando você alcança a parte mais alta (como na foto acima), você observa tanto os que estão atrás de você (mais abaixo) como os que já desceram a elevação e estão seguindo rumo ao fundo do parque. É uma visão alucinante para quem está no meio do flow.

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

Logo a frente, entramos em um trecho de terra batida, que nos acompanha por uns 2Km's até voltarmos para o asfalto:

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

A vista do parque é demais, com os raios de sol passando pelos galhos das árvores e (dependendo do ano) a neblina fazendo a sua parte para melhorar ainda mais a iluminação e ambientação do parque:

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

Não vou dizer que é uma prova fácil. O que facilita é que é uma prova de 10k, curta para quem já está acostumado a correr mais de 20km's e o visual contribui para que você esqueça dos altos e baixos do percurso (que são muitos). Enfim, uma prova que recomendo para quem está cansado de correr no Ibirapuera ou na USP

Corrida do Trabalhador 2014 - Parque do Carmo - Corrida de Rua

No fim do evento, há um lago onde é realizada a concentração. Tem família chegando para fazer o pic-nic/churras de domingo e tudo mais. Os últimos KM's do percurso de 10k são sempre em descida, o que dá uma aliviada no final da prova. Para quem nunca fez, vale a pena participar, mesmo que seja um pouco longe de onde você mora (lembre-se: longe é um lugar que não existe, tudo depende do seu referencial).


+ treino
Agora que a minha segunda faculdade acabou, posso voltar a planejar melhor os treinos e provas. 2013 e 14 caracterizaram-se por um esforço extra que tive que fazer na área profissional e nos estudos, o que comprometeu um pouco dos treinos e atividades físicas. Agora, com o segundo diploma na mão, sobra um pouco mais de tempo para correr atrás dos KM's de sampa.
Que venham novos rumos!

Nenhum comentário: