sábado, 1 de fevereiro de 2014

Hidratação e Câncer de pele

Se for correr no calor, corra protegido - Dicas básicas para se proteger no verão - Corrida de Rua
Se for correr no calor, corra protegido

Certo: treinar é bacana. No Sol você pode até queimar um pouco mais de calorias pelo efeito da transpiração e tal, mas qual o preço disso? Você pode não sentir nesse momento, mas os efeitos do sol e suas consequências são as já conhecidas manchas na pele, que pode sinalizar o princípio do câncer. E como se proteger de tudo isso e ainda assim treinar? A regra básica é: Treine antes das 9 da manhã ou após às 17 horas, quando a radiação solar é menor. Existe uma tabela simples que demonstra a intensidade dos raios ultravioleta e as orientações para cada nível/horário em que há maior incidência. O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. Essa tabela pode quebrar o seu galho se você ainda tem dúvidas se precisa usar ou não o protetor solar:

Tabela índice UV ou Índice Ultravioleta (IUV) - Índices e medidas preventivas
Tabela índice UV ou Índice Ultravioleta (IUV) - Índices e medidas preventivas

No site da folha você pode ter uma ideia dos registros dos maiores índices registrados nas principais capitais brasileira nos últimos tempos. Para você ver como é perigoso dar aquela corridinha no Sol do meio dia, hoje ao meio dia foi registrado o índice 13 na tabela, aqui na capital. Mais abaixo você vai ver o link para conferir o índice das outras cidades.
Outro ponto de atenção é com relação à hidratação: por mais que você não sinta sede, seu corpo transpira mais no verão, e por isso você perde mais liquido. Assim, o recomendado para toda pessoa é ingerir no mínimo 2 (DOIS) litros de água por dia para manter a operação normal do corpo. Mas e você que é atleta? Vc que transpira mais do que a maioria da população ou faz aquele longo que termina às 9,9:30 da manhã? Precisa ingerir muito mais liquido. Nesse ponto, uma ajudinha do App endomondo sempre me recorda que tenho que ingerir uma quantidade significativa de líquidos para repor o que perdi.

Screenshot do App de Corrida Endomondo - Sugestão para hidratação é sempre bem vinda
Nesse caso, no treino de hoje de 9k, o App sugeriu a ingestão de 1.2l de líquidos para repor o que perdi.

E no treino de Terça, que fiz 17k, que o App sugeriu 3 litros? Vish!!!
Acho que os dois conselhos para quem treina no verão são bem claros: Use protetor solar e hidrate-se! Simples assim.

Referências:
Índices UV pelo Brasil e Tabela referencial - http://tempo.folha.com.br/iuv/
Atenção com os índices extremos de radiação solar em São Paulo, não se esqueça do protetor solar - http://jornaldotempo.uol.com.br/noticias.html/59514/atencao-com-os-indices-extremos-de-radiacao-solar-em-sao-paulo--nao-se-esqueca-do-protetor-solar/

Nenhum comentário: