quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Running Food

Barras de Cereal: Taeq, Quaker e Nutry - Corrida de Rua

Não sou nutricionista, portanto vou falar sobre as minhas experiências e aceitação com esses produtos.
Esse ano resolvi dar uma equilibrada na alimentação também. Trabalhando na Vila Olímpia, fica difícil manter aquela disciplina gastronômica quando se tem um Japonês (Restaurante) na porta do trabalho e diversas trattorias e restaurantes mineiros ao redor. Pois é meu amigo, e foi assim que em 2013 o corredor aqui inchou um pouquinho. Ganhou peso até chegar nos 82Kg, quando me lembro que em 2012, por aí, estava pesando uns 74,76 Kg. Tá certo, não é como a história maravilhosa de pessoas que pesavam 500kg e reduziram para 60kg, mas é um ganho depeso. E não é massa boa não (a chamada massa magra, AKA Músculos), foi gordura mesmo! Muito japa, estrogonofe, massa, peixe e froyo. Foi aí que me liguei: isso está interferindo negativamente na corrida. Preciso dar uma melhorada na saúde senão daqui a algum tempo vou fazer parte do clube de obesos corredores (no caminho inverso).
Então venho fazendo algumas experimentações desde a semana passada:

Trocando o chocolate por deliciosas
Barras de cereal nos lanches entre as refeições... #SQN


Olhando assim parece maravilhosas saborosas, mas quado você põe na boca... percebe que é bem diferente de um chocolate, rs. Tá certo que a barra de coco light da nutri até que é bacana (indicação da Lux), nem parece que é uma barra de cereal mesmo, mas o gosto ainda deixa a desejar. A vantagem? É que cada barra possui entre 70 e 100 calorias, muito menos que um salgadinho ou o chocolate hidrogenado.

Os isotônicos também são um caso à parte. Muita gente que não faz exercício toma isotônico achando que é suco ou refrigerante. Isso é errado! O isotônico uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos (de 6 a 8%), contendo formação semelhante ao nosso sangue (para facilitar sua absorção). eles são ricos em cálcio, potássio, fósforo e sódio e foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração. Se você não transpira tanto ou não faz atividade física, significa que não está perdendo esses sais minerais na quantidade necessária para que ele deva ser reposto (a indicação para ingerir isotônico é em atividades em que a pessoa perca mais do que 2% do peso corporal). A ingestão de bebidas isotônicas pode prejudicar o esmalte dos dentes dos atletas, causando cáries e aumentando a sensibilidade dentária. Mas não é só isso: Em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins (e tem também a famosa pedra nos rins) e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.

Isotônicos: i9 (Coca-Cola) e Taeq (Pão de Açúcar) - Reidratação pós treino - Corrida de Rua

Por isso bebo muito pouco, somente em treinos acima de 15k, e também faço o estoque com moderação em casa. Optei por comprar esses novos isotônicos da Taeq para ver o que pega. Parecem bons, a Taeq sempre inova na adoção de novos sabores. Os da foto acima são de Lichia e Uva.

Barras de cereal Nutri e Bio2 7 Nuts e um BelVita - Corrida de Rua

Na gaveta do trabalho também teve espaço para umas barras de cereal da nutri (Castanha com chocolate), BelVita e uma das barras que mais me surpreendeu nos últimos meses: a Bio2.
Essa barrinha é muito marota. Custa o dobro das demais barras, mas tem um gosto realmente bom. Tem vários sabores animais (Maçã com castanha, Coco + Castanhas, Acerola, Abacaxi com Banana, etc) e realmente compensa comprar uma vez ou outra:

Pra quem curte ler as infos nutricionais, aí vai a composição das barras Bio2

Inclusive usei uma dessa no meio da prova do Carrefour 10k. Tem uma que é específica para ser utilizada em provas e condições "externas". A barra é mais Slim, fina e compacta. Usei lá pelo 6º Km e não tive problema algum em digerir. Foide fácil absorção. Suave!
E nos fins de noite também tá rolando uma gelatina aqui em casa:

Gelatina (Sim, eu como em frente ao computador) - Corrida de Rua

Sabia que bastam 10g de gelatina diariamente para ajudar a reconstruir a cartilagem dos ossos, aumentar a velocidade de regeneração das articulações, promover a reconstrução dos tecidos depois do exercício e prevenir lesões, como tendinites e distensões, por exemplo?
É meu amigo: você não dava a mínima praquele saquinho lá no supermercado, né? Pois saiba que aquilo lá te ajuda pra caramba depois dos treinos e provas. O consumo regular de gelatina pode, inclusive, melhorar os sintomas de doenças ósseo-articulares, como a artrose ou a osteoporose. A gelatina é rica em proteínas e ajudam a formar e regenerar o tecido muscular trabalhado durante o treinamento.
A vantagem é que a gelatina não possui gordura nem colesterol como outros alimentos animais ricos em proteínas. A gelatina possui colágeno, a substância que forma os ossos, tendões, cartilagens e ligamentos, e que diminui no organismo com o passar dos anos.
Ao consumir gelatina regularmente está "alimentando" as articulações, além de prevenir e reduzir os riscos de lesões durante o treino. [Agora para as mulheres] A gelatina tem poucas calorias, um copo por exemplo soma apenas 10 calorias. Assim você continua na dieta e pode consumir uma sobremesa após as refeições sem peso na consciência [As mina pira].
Fora tudo isso, ainda tem aquela regra dos 2,3 litros de água por dia. Eu ainda não consigo consumir os 2l, mas já estou quase lá.
Hoje, passei em uma Bomboniere, e comprei algumas coisas... depois eu conto melhor como foi a experiência com as barras Whey e de proteína (abaixo)

Barra de proteína Pro30vit (Trio) e Chocotherm Whey Bar Low Carb (Probiótica) - Corrida de Rua


Nenhum comentário: