quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PARQUE DO IBIRAPUERA

Difícil ser imparcial ao relatar o parque cujas primeiras lembranças dele remontam aos meus seis anos de idade. Praticamente esse parque me acompanhou por toda a vida, mas aí vai:

PARQUE DO IBIRAPUERA

Conhecido pelos paulistanos também como "Ibira", o parque do Ibirapuera é um dos mais conhecidos de São Paulo. Sua fama deve-se principalmente quanto à sua localização: Cravado no centro da cidade de São Paulo. Inaugurado em 1954, durante as comemorações do IV Centenário de
São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. O parque é um dos destinos mais procurados pela população paulistana e também uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade. Pedestres, corredores, maratonistas, crianças e idosos compartilham da mesma área para a prática esportiva diariamente.
O parque possui 10 portões com horários e formas de acesso diferenciados. Para que você saiba como entrar no parque, aqui vão algumas informações importantes sobre os horários e portões:

Localização:

O Parque do Ibirapuera localiza-se no bairro de mesmo nome, no centro de São Paulo.
O parque é um quadrilátero formado pelas seguintes avenidas:

  • Av. 23 de Maio
  • Av. Quarto Centenário
  • Av. República do Líbano
  • Av. Pedro Álvares Cabral

Extensão

Área total: 1,584 km²
Área dos Lagos artificiais: 15,7 mil m²

Entradas

Para pedestres/corredores/bicicletas:
  • Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
  • Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
  • Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.

Para veículos:

  • Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul dentro do parque) e 10 (somente veículos credenciados).
  • Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul dentro do parque).

Horários

O parque funciona das 5 às 24, mas para acesso com carro, existem algumas restrições

Horário dos portões:
Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h as 24h.
Portões: 04, 06 e 09, das 05h as 22h.
Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h.
Portão: 07A, das 07h as 17h.

Dica: o número/ordem dos portões segue em sentido horário. Caso você queria encontrar o outro portão, siga na direção em que os ponteiros do relógio se movem ;)

Horários recomendados para treino (corrida)

Quer uma boa dica: Se for correr prefira entre os horários entre 5 e 8 da manhã e 18 e 20 da noite. Após as 8 horas o parque literalmente lota, permanecendo cheio até o fim da tarde, e às 18 horas o número de pessoas na pista é reduzido.

Atividades

Dentre as mais praticadas estão:

Corrida/Caminhada
Ciclismo
Basketball
Recreação
Yoga
Bike Polo

Segurança

Embora o parque tenha segurança interna e policiamento, não é bom dar chance para o azar. Evite as áreas mais afastadas do parque (muitos corredores fazem o treino da "grade", que é rodar o parque acompanhando as grades do entorno) em horários de pouco movimento. São vários os relatos de pessoas que são furtadas/roubadas dentro do parque. Prefira as áreas com maior concentração de pessoas ou próximas a alguma guarita, viatura.

Infraestrutura

O parque conta com uma infinidade de equipamentos e áreas, sendo que várias assessorias, artistas e aprendizes frequentam o parque pela ótima infra-estrutura disponível.
Algumas opções são: Pista de Cooper, parque infantil, lanchonetes, áreas de estar, ciclovia, bicicletário (com aluguel de bicicleta), fonte multimídia (No fim do ano), quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e Praça Burle Marx.

La Marca (Marquise do Ibira)
Ponto de encontro dos Skatistas, Rollers, turma do rock, e outras pessoas, a marquise foi reformada recentemente.

Particularidades
Lugares onde a galera marca encontro:

Praça do Porquinho
Praça do Leão
Oca
Marquise

Flanelinhas

Na semana, você não vai notar muito, mas no fim de semana, rola o absurdo (sim, flanelinhas cometem crime de extorsão!) dos flanelinhas que dominam o entorno do parque. Enquanto a segurança no entorno do parque não melhora essa situação, meu conselho é que você se esforce um pouco mais e estacione um pouco mais longe da entrada do parque. Claro, se você é como eu que chega lá às 6 da manhã, vai chegar antes dos flanelinhas, rs.


Site oficial:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=14062

Nenhum comentário: