domingo, 12 de janeiro de 2014

O Tênis do futuro

O futuro da tecnologia de se vestir - Wearable Technology
Protótipo do futuro tênis, cujo amortecimento se adequa conforme o tipo de solo em que você está correndo

Quando nos preparamos para correr, uma das poucas coisas que são indispensáveis para um bom treino são os tênis. Há uma infinidade de marcas e modelos, e sempre ficamos em dúvida em qual usar. Qual o tipo de pisada? Cor? Amortecimento? Daqui a algumas décadas isso pode ser uma questão que nossos filhos podem atribuir como um problema lá da "geração do início do século".
Uma pesquisadora e designer londrina chamada Shamees Aden tem uma séria visão sobre o futuro da tecnologia dos calçados.

O futuro da tecnologia de se vestir - Wearable Technology
De aparência ainda estranha para nós que estamos acostumados ao formato "anatômico" e duro dos tênis atuais, podemos ver ainda neste séculos modelos mais "orgânicos" como o da foto acima

O futuro da tecnologia de se vestir - Wearable TechnologyTrata-se de um tênis produzido a partir de um material bio-sintético que responde aos impactos da sua pisada e pode regenerar-se durante a noite. Ele vai funcionar como uma segunda pele, embora as células de proteção não sejam, mas agem como tal, proporcionando segurança e qualidades regenerativas.

"As células têm a capacidade de inflar e desinflar e responder à pressão" diz Aden ao site da Dezeen. E não vá pensando que é só deixar o seu novo tênis embaixo da cama ou na sapateira que ele vai amanhecer lindo e bonito pra você novamente. Cuidados extras serão necessários, como se fosse uma planta para ter certeza que ele tenha os recursos naturais necessários para rejuvenescer as células. O líquido em que você mergulhar o seu tênis também poderá definir a cor que ele terá, no período que você escolher.


O futuro da tecnologia de se vestir - Wearable Technology
Imagina que louco seria partir pra uma corrida na cidade com pés similares aos de um alienígena? Por enquanto só na imaginação mesmo. O projeto ainda está em desenvolvimento, e Aden acredita que ele não estará funcional e aberto ao público em menos de quatro décadas! Ao menos as pesquisas e a utilização de materiais devem ser aproveitadas na utilização dos nossos tênis tradicionais. Esse ano uma das promessas dos veículos de comunicação atuais são os dispositivos "vestíveis" (Wearable technology).

Sobre a pesquisadora:
Shamees Aden é uma pesquisadora e designer multidisciplinar Londrina, explorando o potencial de como essas novas práticas científicas, poderia impactar projetos futuros.
Colaborando com outros cientistas, Shamees procura prever e propor conceitos de novo produtos a partir de pesquisas complexas sobre o potencial de materiais destas tecnologias vivas.
Caso queiram entrar em contato direto com a pesquisadora, é só mandar um e-mail pra ela: shameesaden@gmail.com

Vi enquanto navegava no Sploid
Mais informações sobre o estudo dessa nova tecnologia no Deezen

Nenhum comentário: