sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Futuro da Corrida de Rua: quando tecnologia e atividade física se encontram

Google Glass promete revolucionar a gamificação e atividades esportivas - Corrida de Rua
Google Glass promete revolucionar a forma de encarar as corridas de rua e atividades físicas
Manter-se motivado é uma preocupação constante dos atletas amadores e corredores que estão iniciando nas corridas, não é? Quantas vezes você não pensa duas vezes quando seus amigos te chamam para uma balada no sábado à noite ou aquela viagem para o sítio ou uma confraternização no domingo de manhã? É bem complicado.
Nas atividades semanais também você se pega revendo a necessidade de treinar hoje, quando o seu dia de trabalho foi um dos piores, ou seu trabalho exige mais horas do que o dia de trabalho permite.
Nesse ponto, os aplicativos esportivos são um ponto positivo a favor do corredor. Por meio desses programas, você pode formar seu histórico
de corridas, ver como andam os seus treinos semanais e monitorar a frequência de exercícios que vêm fazendo. Você mesmo vai perceber se está treinando o volume adequado para aquela prova que pretende realizar.

Google Glass promete revolucionar a gamificação e atividades esportivas - Corrida de Rua
Uma nova forma de competição - Race Yourself
Além disso, tais aplicativos sempre contam com uma comunidade virtual formada por amigos, atletas e conhecidos do seu círculo social. Às vezes, aquele workout (treino) que o seu amigo postou às 18 horas no dia da semana já é um bom motivo para você repensar se você realmente está sem tempo para correr ou não é a sua escala de prioridades que está favorecendo outras atividades.
Apps para corrida nos últimos anos vem tomando o lugar dos antigos "relógios" de treino, tão cultuados antigamente por atletas amadores que "tinham um garmin", que conseguiam gravar seus treinos através de coordenadas GPS. De 2008 pra cá, com o lançamento do Nokia Sports Tracker (um dos Apps esportivos pioneiros na gravação de rotas), a ferramenta de GPS tornou-se acessível a qualquer pessoa que pudesse dispor de um Smartphone. No primeiro estágio, gravar os treinos e vê-los no mapa era uma coisa fantástica. Você poderia subir o seu workout para a plataforma web e assim mostrar aos seus amigos o percurso que fez, ou como era aquele treino de que você havia falado na semana passada.
A segunda onda da tecnologia para os corredores amadores foi a "onda social". O avanço dos aplicativos unidos às redes sociais permitiram que pessoas comuns demonstrassem suas histórias de superação  e vitória através das redes sociais. Grupos de discussão, blogs, redes sociais e vídeos contam as histórias de inúmeros atletas cotidianos e o seu amor por viver um estilo de vida Runner.

Google Glass promete revolucionar a gamificação e atividades esportivas - Corrida de Rua
Google Glass promete revolucionar a gamificação e atividades esportivas - Corrida de Rua

Dispositivos que, como Mc Luhan antecipava em seus livros, passam a ser uma extensão do homem. Dispositivos inteligentes que corredores utilizam e que podem auxiliá-los na atividade esportiva, como pulseiras inteligentes que medem o limite aeróbico ou o BPM (batidas do coração por minuto) máximo a que você pode se submeter. Roupas com tecnologia que retém o suor ou tênis que ajustam o seu amortecimento ao solo em que você está treinando. De tudo isso, uma das mais novas tecnologias que prometem impulsionar a prática de atividades físicas entre os corredores amadores é a chamada "realidade aumentada". O mais novo dispositivo que reproduz a melhor experiência no momento é o Google Glass, um óculos que promete fazer muito mais do que apenas melhorar sua acuidade visual.
Race Yourself é um aplicativo desenvolvido para o Google Glass, que promete trazer a experiência de correr contra o seu melhor tempo através do aplicativo, onde quer que você esteja. Ele fará uma "sombra" do seu histórico de corridas e você pode acompanhar o seu desempenho anterior, sendo melhor ou pior no seu novo treino.


Haverá outros modos disponíveis também, como a corrida contra Zumbis ou meteoros gigantes. Essa promete ser a maior revolução em acessórios de corrida dos últimos tempos. Com o óculos inteligente você também será capaz de gravar o seu treino, disponibilizando para outras pessoas a sua experiência naquela prova ou naquele treino que você foi muito bem.


Referências:

Nenhum comentário: