sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Planejamento 2014 - Calendário de Corridas de Rua

"Nossos calendários são o contrário da maioria das pessoas. Enquanto todos tem seus compromissos se segunda à sexta, das 9 às 18, nossos compromissos são inversamente proporcionais. Os lembretes dos treinos pipocam às 6 da manhã, quando não às 6 da tarde. Nossos sábados começam mais cedo, e os domingos mais cedo ainda. Isso não é loucura, é apenas mais uma forma de encarar a vida. Sem esforços não há recompensa, meu amigo".
Você que não perde uma prova ou tem aquela corrida do coração, sabe como é a indecisão de escolher por uma prova ou outra em um mês cheio de eventos tão importantes que os seus amigos também vão participar. Portanto, o combinado não sai caro. Você tem inúmeras possibilidades para realizar seu planejamento de provas para o ano que está chegando.
Controle de treinos de corrida - Microsoft Excel

Durante vários anos eu mantinha os controles das corridas que participava através de planilhas, assim você consegue planejar todos os eventos e realizar os treinos durante a semana. Nos últimos dois anos acabei não conseguindo devido a outros compromissos pessoais. O microsoft Excel é uma das ferramentas mais básicas e acessíveis para se planejar. Você só precisa colocar a data, o nome do evento e a distância. Daí pra frente é você quem escolhe o que quer controlar e como. Futuramente vou postar um modelo que costumo usar para vocês. O Excel tem uma infinidade de recursos, só não tem uma coisa importante... alertas!

Controle de treinos de corrida - Google Calendar

Usando paralelamente o Google Calendar, eu consigo controlar as notificações para receber e-mails ou alarmes no celular quando eu tenho que retirar os kits ou fazer uma prova no domingo. Isso é uma grande vantagem para quem possui muitos compromissos e pode acabar se perdendo com tanta coisa para administrar. O único inconveniente é que você passa a visualizar os seus compromissos de corrida juntamente com todos os outros compromissos da vida (se você já usa o Calendar com frequência).

Controle de treinos de corrida - Facebook

Nos últimos anos, com a explosão das redes sociais e das ferramentas de interação e comunicação, também marquei algumas provas através do Facebook, uma rede social que já dispensa comentários. Lá você pode criar um evento e controlar sua agenda social para alertar sobre os eventos. O único problema é que o evento é compartilhado (se você quiser) com outros amigos/corredores, assim as notificações podem "pipocar" no seu celular sem que você deseje ser alertado quando alguém posta algo na timeline.

Bem, essas são três ferramentas bem básicas para montar o seu controle de treinos e provas, mas e aí? Onde procurar as tão conhecidas provas??? Ah, quando um amigo me mandar eu vou lá e me inscrevo, né? Nada disso! Assim você acaba optando por uma prova por impulso e acaba lotando o seu planejamento com provas aleatórias ou de oportunidade. Se você deseja realmente fazer um planejamento, deve ser criterioso ao escolher onde quer participar. Há vários critérios que fazem parte de uma boa escolha:

Quanto à prova:

  • Distância
  • Dificuldade
  • Altimetria

Quanto à organização:

  • Empresa organizadora
  • Planejamento e organização da prova
  • Accessibilidade

Quanto ao clima:

  • Frio/Quente
  • Chuva/Sol

Gosto pessoal:

  • É uma prova importante para você?
  • Seus amigos vão participar?
  • Muito cara/barata?
  • É uma prova nova?

Cada um tem seu critério de escolha, e o peso dos itens acima vão mudar totalmente de uma pessoa para outra. Claro que todos esses critérios devem vir depois do primordial: Condicionamento. Não faça uma prova em que você "acha" que não vai aguentar. Como diz o meu amigo Leandro: "Achar é o maior erro de toda a humanidade". Não faça algo que pode te prejudicar e pode até tirar sua vida se não estiver fisicamente preparado para o desafio.
Bem, agora que você já imagina o que deve priorizar para escolher as provas, aí vão alguns sites e portais com muitas provas interessantes:

Portais de Corrida - Concentram corridas de várias organizadoras. Você consegue encontrar provas de várias empresas diferentes no mesmo lugar:

WebRun - www.webrun.com.br
Ativo - www.ativo.com
Minhas inscrições - www.minhasinscricoes.com.br

Organizadoras - Disponibilizam as inscrições no próprio site. O risco é você fazer todas as provas de uma única organizadora, e perder outros eventos legais. Mas se você é adepto dos circuitos e séries, é uma boa pedida

Portal O2 - o2porminuto.ativo.com
Iguana Sports - www.iguanasports.com.br
Sport Fuse - www.sportsfuse.com.br/
Corpore - www.corpore.org.br/
Yescom - www.yescom.com.br

Tudo o que você precisa agora é parar e planejar o seu ano de 2014. Difícil? Nem tanto. Quando não estamos acostumados a planejar achamos uma tarefa muito estranha programar algo que só vai acontecer daqui a 12 meses, mas uma vez que você para e faz isso, o planejado passa a ser um compromisso seu. Você passa a treinar com mais afinco e disposição, sabendo do que escreveu lá no início do ano e que o momento está chegando. Não vale desistir do que foi combinado com você mesmo lá no comecinho do ano, afinal de contas, o combinado não sai caro e ninguém paga a mais por isso.
Se quiser, poste aqui nos comentários sobre o que você acha do planejamento, se já fez ou não o seu e o que gostaria que colocássemos nas próximas matérias.
Conto com vocês!

Nenhum comentário: