sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Corrida e Caminhada Caminho da Paz 7K [Realizada]



Antes da Largada - Caminho da Paz 2013

Antes da Largada - Caminho da Paz 2013
Depois do hiato das provas, finalmente volto a frequentar as corridas com maior regularidade. Graças à Patrícia, fui convidado a participar da Caminhada e Corrida Caminhos da Paz, realizada no dia 24/11 em São Paulo.Com um percurso inovador (algo difícil nos últimos anos), a prova partiu do Clube Monte Líbano, nas proximidades do parque do Ibirapuera, e foi em direção ao Shopping Eldorado.
A largada foi às 7:30 (um bom horário para evitar o Sol) na República do Líbano e a chegada  na Avenida Rebouças.
Vantagem: a boa das provas que tem concentração em Shoppings Centers é que o estacionamento é seguro e na faixa. O dessa prova foi no Shopping Eldorado (que também serviu como área de concentração pós-prova), e antes da corrida foi disponibilizado o translado a disposição do atleta a partir das 05 hs da manhã para levá-lo até a largada.

Mobilidade deveria ser regra em todos os eventos

Como sempre uso a bike no lugar do automóvel quando posso, neste evento questionei sobre bicicletário, e a resposta foi.... POSITIVA! Aí sim, hein? Isso que é um evento que proporciona todas as soluções para chegar e sair bem do evento. As bicicletas podiam ser estacionadas na arena, pegar o translado, correr e retirar a bicicleta. O estacionamento de bicicleta foi gratuito e estava disponível entre 05 hs e 11 hs do dia. O guarda volumes era móvel, isto é, você deixava em um caminhão na largada (perto do Ibira) e retirava no fim do evento (lá no shopping Eldorado).

Bicicletários em provas de corrida de rua são cada vez mais comuns - Corrida Caminho da Paz 2013

Família reunida na corrida Caminho da Paz 2013
Como eu não estou na minha melhor sequência de treinos, mas achava que estava bem, saí mais rápido do que imaginava. Aeeeeeee, que legal! Só que não! Lá pelo 3ºkm senti um pouco a panturrilha, e diminuí o ritmo. Meus sobrinhos e minha irmã, que também fizeram a prova, ficaram mais para trás, eu acabei avançando um pouco mais. O percurso foi bem bacana: Como era uma área de escritórios, a região estava vazia. Quando passamos pela Faria Lima, percebemos o contraste do tráfego que domina a região durante a semana. Vários porteiros dos condomínios não entendiam muito bem o que estava acontecendo, e alguns deles empunhavam o celular para gravar um pouco da cena (não sei o porquê, mas muita gente faz isso).

Eu e a minha irmã Sonia - Corrida Caminho da Paz 2013 Eu e o meu sobrinho parceiro nas corridas Daniel - Corrida Caminho da Paz 2013



Arena da prova e suas "Belezas" - Corrida Caminho da Paz 2013


 Então determinei o meu target: era um cara que estava correndo de mochila e com o fone da Beats by Dre na cabeça que devia estar a uns 4:45/km. Imaginei: "Mesmo que eu não tenha o ritmo, tenho q passar esse cara ae!" Mas não deu certo, por uns 300 metros, quando viramos a curva para o Shopping, lá estava o tapete. Se não fosse a maldita curva que não deixava enxergar o fim da prova =/. O percurso era muito bom, plano e sem muita oscilação. Passava por ruas largas que permitiam desenvolver a velocidade que você está acostumado, sem precisar bater no braço dos outros. Em todo o evento houve somente o contratempo do atraso de 20 minutos na largada, em função do último ônibus do translado que trazia os últimos corredores para a largada.

No fim da prova ainda encontrei os parceiros da corrida, como o Igor e o Eduardo Acácio, Autor do Blog Porque eu corro.
Uma prova com uma bela organização, por um preço super camarada, em uma ótima região, com largada e chegada em locais diferentes. Quer mais o quê? Show!

 O Blogueiro Eduardo Acácio do Blog Porque eu Corro e Eu - Corrida Caminho da Paz 2013

Ah, além disso, a Tetra Pak distribuiu 25 mil embalagens de água customizadas com as palavras liberdade, diversidade e respeito. Você chegou a ver algumas palavras perdidas pela cidade??? Então, elas fazem parte desta campanha, que promove a amizade e respeito entre as pessoas. Essa corrida do caminho da paz teve o objetivo de promover a convivência e a integração entre as pessoas, passando por um percurso que valorizou vários cartões postais de São Paulo. Além do evento esportivo, instalações artísticas no formato de palavras gigantes também foram espalhadas pela cidade. Ética, respeito, liberdade, recicle, paz e amizade são apenas algumas das intervenções urbanas que vão ficar expostas na cidade até o dia 18 de dezembro (semana que vem). Aliando sustentabilidade a ação, a Tetra Pak doou 200 placas feitas com embalagens recicladas, para a construção da base das palavras (olha que louco!).

Um shopping é sempre uma excelente área de concentração pós-prova. Rá! - Corrida Caminho da Paz 2013

 Ah, muitas vezes corremos uma prova, achamos o nome bonito mas nem ligamos pra saber a história da prova, não é verdade? Ah, essa daqui não! Eu recebi um pouco da história do evento pela Patrícia Melendi:
Inspiração A ideia do Caminho da Paz nasceu em 2009, como Corrida da Amizade, buscando promover o projeto Caminho de Abraão, que inspira a diluição das fronteiras, o diálogo e o desenvolvimento econômico local. A intenção de trazer um evento com cunho esportivo cultural que promovesse a amizade continuou nos anos seguintes, mas o nome foi alterado para Caminho da Paz em 2012.
Então se você já correu a "Corrida da Amizade" e não acha mais esse evento nos calendários futuros, saiba que agora é o Caminho da Paz.
O próximo desafio? Sargento Gonzaguinha

Nenhum comentário: