quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Mudar o estilo de vida pode reverter envelhecimento celular



Embora meus treinos tenham reduzido drasticamente em função dos cursos tem tempo integral no fim de semana, da própria faculdade, das palestras e do trabalho, eu ainda arranjo um tempo (mesmo que seja ínfimo) para fazer um treino. Isso acabou tornando-se um hábito para a vida toda, e incentivo os outros sempre que posso. Agora a pouco eu li uma matéria no site da Veja, sobre uma pesquisa demonstrando a diferença que faz mudar os hábitos e estilo de vida quando você nota que já está acomodado demais.
Estritamente a pesquisa mostra que a adoção de uma dieta vegetariana acompanhada de exercícios físicos e meditação pode fazer com que o DNA no interior das células se recupere do desgaste acumulado ao longo do tempo.
O estudo mostrou que existe uma relação significativa entre o grau com que os indivíduos adotaram o novo estilo de vida e a alteração em seus telômeros (Os telômeros são estruturas que existem nas pontas dos cromossomos e servem para impedir seu desgaste. Ao longo do tempo, no entanto, eles vão diminuindo de tamanho, contribuindo para o envelhecimento das células): quanto mais os participantes assumiram os novos comportamentos, mais seus telômeros aumentaram de tamanho. Mostraram assim que essas mudanças podem, sim, reverter o envelhecimento das células. “Se confirmarmos esses resultados em estudos de grande escala, vamos ser capazes de provar que mudanças globais no estilo de vida podem reduzir significativamente o risco de uma grande variedade de doenças e mortalidade prematura”, diz Dean Ornish, pesquisador da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e autor do estudo.
Para quem é da área da saúde, o artigo científico está neste link. Mas só com o senso comum você já tem idéia de que a corrida e outros esportes, juntamente com uma mudança na forma de viver e encarar a vida pode lhe trazer inúmeros benefícios. Depois que comecei a correr, a gripe que eu tinha todos os anos reduziu drasticamente, e me sinto muito mais jovens do que a alguns anos atrás.
Então, aproveitando que o inverno está acabando, o que você está esperando pra atualizar o seu guarda roupa com vestes esportivas?

Nenhum comentário: