sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Corrida de São Silvestre 2012 (São Silva no Vasco!)

Último dia do ano e o que preciso fazer? Correr, é óbvio!
Mas não era uma corrida qualquer. Para grande parte dos corredores que iniciam seus treinos, é uma meta a ser batida. Para os ~Astros~ da Social Media, é a celebração mundial tupiniquim da ode à corrida de rua. Para os atletas de Elite, é uma possibilidade de salvar o ano com dois carros e 50 mil "Dilmas" (R$) no Bolso. Para os corredores de rua, É SÓ MAIS UM TREINO.


Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012 (Avenida Paulista)

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012 - Avenida Paulista
09:04, and counting... fomos passar o pórtico quase 20 minutos após a largada oficial
Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012 - Avenida Paulista

Uma bela tradição, uma prova com tanta história, e um dos cenários mais belos do País. Só que deteriorados pelos interesses comerciais e televisivos que transformam essa prova em uma "corrida" qualquer, com duração na TV de aproximadamente 45 minutos (Sim, as grandes redes não lembram que 99,9% do público da corrida é de amadores)  e com todos os corredores querendo aparecer, de
uma forma ou de outra. Infelizmente, a organização desse evento é complacente com a prioridade da prova para o publico que acabou de acordar, tomar seu café, ligar a TV e se surpreender: "Olha, tem aquela corrida do fim do ano passando". É meu amigo, se você está lendo esse post, você sabe que a situação é totalmente diferente pra gente que tá na rua.
Há muito tempo que eu não concordo em pagar para fazer esta prova, por isso me ausentei por três anos, não fazendo a corrida enquanto todo mundo me perguntava (o questionamento já começava em outubro): "Você não vai fazer a São Silvestre? Porque?". Eu simplesmente dizia que não gostava da bagunça e da má organização da prova (o que não mudou muito, infelizmente) dos anos que participei.
Não posso deixar de admitir que é lindo ver o brilho nos olhos daqueles que fazem esta prova pela primeira vez, como um grande objetivo para acabar o ano, ou daqueles que já fazem a alguns anos, e não perdem o encanto pela mística do nome São Silvestre.
Este ano eu fui correr com o Marcos pra ver o que pega. Com aquele contingente de pessoas reunidas lá, nem me senti como se estivesse sem o número de peito. Era tanto amigo acompanhando amigo, marido acompanhando mulher (e vice-versa) e filhos, cachorros, manequins e fantasias que você não sabe direito onde situar-se.

Até tu, Hulk? Corredores procuram se distrair e entreter durante a prova de São Silvestre

Após a largada (pontualmente, às 9:00), demoramos cerca de 20 minutos para passar pelo portão de Largada, onde realmente começamos a correr. Os primeiros KM's foram bem tranquilos, até chegarmos na descida que leva às imediações do Pacaembu (onde fui saber só depois que tragicamente, um cadeirante que participava da prova havia falecido). Eu realmente achei muito estranha a diferença na altimetria desse lugar. Os iniciantes que acham uma boa descer com toda a força possível podem sofrer graves lesões com esse trecho do percurso.

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012 (Ladeira da Morte)

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012 - Ladeira da Morte
Cenas da Ladeira da morte, onde um cadeirante veio a falecer depois de descê-la

Fomos na boa, no pace de 5:45min. por KM em boa parte do percurso. O restante da prova foi relativamente plana, com muitos espectadores durante todo o trecho apoiando e aplaudindo os corredores de rua que percorriam a prova. Algo que eu achei muito estranho para quem para R$120,00 para correr no último dia do ano às 9 Horas da manhã foi o número escasso de postos de hidratação para os corredores (mais uma vez, a organização da prova parece analisar o desempenho do pelotão de elite para medir a distância dos pontos de hidratação). Só fomos encontrar água lá pelo terceiro KM.

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012
Por onde passamos, vimos o público apoiando a corrida

DICA: Evite pegar água no primeiro ponto que aparece. Todo mundo faz isso! Normalmente nas provas há 3 mesas de água de cada lado para você hidratar-se. Assim a segunda e a terceira mesa ficam mais vazias.

Um agrado que a corrida proporciona é o oferecimento de isotônico lá pelo 7º KM e próximo ao final da prova.
Ultimamente não só as corridas têm sido corridas, mas a vida também. Percebi pelas redes sociais que muitos amigos meus estavam presentes no evento, mas eu tinha compromissos após a prova e não pude encontra-los para a confraternização. O único que eu tive o prazer de encontrar na prova é o Rafa, que vi logo depois da ladeira que levada ao Pacaembu (Prazer em revê-lo parceiro).
Fechamos a prova em 1h33min. (por aí) tranquilamente. Só passamos um pouquinho de apuro na velha e boa subida da brigadeiro, que o Marcos achava que era menor do que realmente é (pois acelerou o pace no início da subida, rs). Diminuímos um pouco o pace e não quebramos, fizemos toda a prova com um bom ritmo de fim de ano.

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012

Fotos da Corrida de Rua de São Silvestre - Edição 2012

Para quem gosta de medalha, a prova me pareceu ser generosa este ano, com uma bela edição dela. Sobre o Kit eu não posso opinar, pois não obtive.
Fechando 2012 com esta prova, fico muito contente em ouvir palavras de apoio da Dona Noriko (uma senhora muito simpática) e da Aline (minha amiga corredora) sobre não parar de correr e agradecimentos sobre o tempo que treinamos juntos, semanas antes da Sâo Silvestre (Se não fossem elas, talvez eu nem tinha comparecido lá na Paulista no dia 31.
Fica aqui determinado que 2013 vamos correr mais ainda (e pedalar também, quando possível), e promovendo cada vez mais a prática da corrida de rua para o público em geral.

4 comentários:

Jorge disse...

Ismael como vc disse no texto apesar dos organizadores banalizarem esta SS a prova é boa de se correr pena que os corredores nao sao unidos para que faça uma boa mudança nessa prova...Muito bom o seu relato viajei nele pensando quando corri as 5 edicoes desta prova...Parabéns e Feliz Ano Novo com muitos Kms a correr.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Ismael Paulo Santos disse...

Salve Jorge! Sempre presente por aqui! Muito obrigado e desejo para você um 2013 muito melhor que 2012! Mais ultra KM's e sucesso em tudo o que realizar!
Abraços,

Uma corredora Amadora disse...

Eu tbém estava nesta corrida e ela foi um marco para mim ( foi a minha primeira São Silvestre) Escrevo um blog para a minha filha ler quando crescer e não resisti e escrevi sobre esta corrida por lá também, espero que ela também goste de ser uma corredora qdo crescer!
Achei incrível vc ter conseguido tirar fotos no trajeto! O meu depoimento está neste link: http://parameunenem.blogspot.com.br/2013/01/a-primeira-sao-silvestre.html
Josiane

Arthur Bernardo disse...

muito informativo o seu blog , parabéns :D

vim cá parar por pesquisar sobre "folhas de excel de treinos e vim parar ao teu blog ao post sobre "Planilha de Controle de Treinos" , mas já está desactivado a folha !!

estou a tentar fazer uma para mim para ser mais organizado nos treinos , ehhehe...

seja como for , parabéns pelo blog e boas corridas neste 2013 !! :D



saudações de Portugal
ajB