quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sem Pampulha, São Silvestre e Gonzaguinha


Em economia há uma relação muito simples sobre demanda e oferta: Se há aumento de demanda, a oferta (disponibilidade) tende a ser menor, enquanto o aumento da oferta faz com que haja uma demanda (procura) menor. Estamos no momento da grande demanda por corridas de rua, e isso faz com que sua oferta seja menor, logo, os preços tendem a aumentam na mesma proporção da procura.

Esse ano, estou muito mais seletivo no que tange às corridas oficiais. Participei de poucas neste ano, e o absurdo crescimento no valor das inscrições só me vais pensar em uma coisa: treinar mais.
Nos bons tempos, fazíamos provas todos os finais de semana do mês, e isso não impactava o bolso como acontece hoje em dia. Creio que a mudança no valor das inscrições seja resultado do incrível crescimento dos praticantes de corrida de rua (onde a próxima onda será, com certeza, a dos ciclistas).

Mas o que venho notando ultimamente é um fato curioso: A concorrência entre as provas aumentou muito, porém o preço não acompanhou a disponibilidade de provas (cuja lógica seria de ter o seu preço reduzido em função da grande oferta de eventos), mas ao contrário algumas provas "de grife" sofreram reajustes muito superiores à inflação vigente. Alguém está ganhando muito dinheiro com isso.

Por isso que este ano eu estou determinado a seguir o Urban Running, que pra mim é correr, treinar, praticar atividade física na minha cidade. Tudo bem que nas provas tudo é lindo, a gente encontra vários amigos, podemos tirar várias fotos e postar onde quisermos, mas a prova é só uma reunião de pessoas para correr em um circuito interditado e nada mais (Não quero de forma nenhuma desmerecer as provas, até porque fui viciado durante vários anos em provas de rua).

Pretendo tocar esse projeto de fazer o social running. Não o social de se exibir como em uma vitrine, com milhares de Likes, poker faces, twitters e outros lugares da rede, mas o social running no sentido de atrair cada vez mais pessoas para a prática esportiva, realizando treinos e incitando a atividade como parte integrante em suas vidas.

Desde modo não rola as provas da Pampulha, São Silva (A São Silvestre) e a Gonzaguinha (Prova preparatória para a #SS). Mas ao mesmo tempo fico feliz, pois posso estar correndo pela cidade e sem querer trombrar com uma prova dessas no meio do caminho. E vai que eu encontro alguns amigos e dou uma passada pelo percurso :P

3 comentários:

Leonardo Cesar Farias Pereira disse...

Verdade hoje está complicado, as corridas está virando esporte para CLasse A, tenho um sonho de correr a SS, mas esse ano está dificil, desempregado pagar R$ 120,00.

Forte Abraço

Léo

www.pisandoporai.blogspot.com

Felipe Black disse...

cara... eu só estou pagando a São Silvestre porque será a minha primeira, mas serei um eterno pipoca, pois esses valores estão rídiculos e absurods. É bem como vc citou, com tanta concorrência e mesmo assim os preços continuam a subir. Acredito que se o pessoal começar a abandonar ou correr de pipoca isso venha a mudar!!Abraço

Rafael oliveira disse...

realmente cara, os preços estão absurdos, por isso destas que você citou eu irei correr somente a São Silvestre por ser a minha primeira vez na prova. abraços e conheça meu blog:

www.temposminimos.blogspot.com.br