quarta-feira, 25 de julho de 2012

Papel: Pra quê (Confirmação de inscrição)?



Vamos falar sério agora: Quem ama o papel por aqui? Já conseguimos inúmeros avanços em vários campos (Economia, política, finanças, saúde) para evitar o uso do papel e aplicar a gestão eletrônica de documentos (GED). Porém, as organizadoras de corridas de rua reforçam a necessidade de imprimir o COMPROVANTE DE PAGAMENTO e o COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO. Ora bolas! Já recebemos a confirmação da inscrição, se algum malando quiser bancar o esperto, vai ter problema na hora da retirada. No mundo em que vivemos, poderíamos poupar 1 página para cada corredor em um evento de lazer e confraternização que é a corrida de rua. Vários procedimento poderiam substituir este tipo de confirmação para obter o kit pré prova e o Chip (Até os chips são descartáveis):

Biometria
Claro, é um dos mais distantes dispositivos a ser implantado, mas em um futuro próximo pode ser utilizado para a confirmação da inscrição.

Login eletrônico
Por que não disponibilizar quiosques onde você pode confirmar sua inscrição e liberar o kit para retirada?

Apenas a apresentação de documento
De longe o mais fácil, mas com todas as medidas já existentes, você não precisa imprimir um papel para retirar o kit (Aliás, o termo de responsabilidade é a própria aceitação do ato de se inscrever na prova)

QR Code
Também um pouco distante, mas o recurso de código de barras inteligente já poderia ser utilizado para confirmar a inscrição e habilitar a retirada do kit

Assessorias poderiam ter um cadastro diferenciado, onde o coach poderia retirar o kit em nome dos alunos.
Amigos também poderiam habilitar a retirada do kit através dos portais de inscrição das provas

Aliás, as organizadoras tem acesso a todas as nossas informações da prova, e poderiam melhorar os sites para que nós pudéssemos acompanhar o desempenho nas provas e assim gerar maior fidelidade para as provas deles.

Desde o maio levo as confirmações no meu iPad, mas em 99% eu não as utilizo. Ao invés de validarem eletronicamente, pedem meus documentos e imprimem uma confirmação de papel para que eu retire o kit.
Oremos para que estes métodos de confirmação evoluam tanto quanto a motivação dos corredores de rua.

Um comentário:

Fabi ♥♥♥ disse...

Curti o post,eu não tenho impressora e não pretendo ter por não achar necessário,tenho que sempre que pedir por Newton fazer esse favor na empresa dele. Os organizadores poderia mudar isso URGENTE.