segunda-feira, 7 de maio de 2012

Primeiro ano com a mudança de data: Corrida do trabalhador


Tradicionalmente, a corrida do trabalhador é realizada no próprio dia de comemoração: 1 de Maio.
Neste ano, coincidentemente (digo coincidentemente pois muitas coisas em minha vida mudaram neste ano) o dia da prova foi alterado para 06 de Maio.
Para quem nunca foi, vale a pena participar da prova. Ela é realizada no Parque do Carmo, situado na zona leste de São Paulo, no bairro de Itaquera. Com o percurso de 5 e 10K, você vai correr em meio a árvores, lagos, mato e alguns trechos de barro e pedregulho (Mas nada que possa afetar o seu desempenho).
Eu já faço esta prova há 4 anos, e a cada ano fico muito feliz em estar lá novamente.
Neste ano, quem participou comigo na prova foi a Adriana, que estava correndo em um ritmo mais tranquilo e acabou pegando leve. Eu tentei chamar a Lux para me acompanhar, mas como moramos muito longe de lá, ela achou prudente não viajar 55KM´s para correr 10K em um trecho cheio de altos e baixos (Fez bem, hein Lux? Rsrsrs).
Brincadeiras a parte, o percurso realmente não é uma maravilha pra quem nunca fez este circuito. Cercado de subidas e descidas (como é a topografia do parque), você não consegue estabilizar em um ritmo constante, pois sempre tem que diminuir o passo por conta de uma subida ou vai querer acelerar quando passar por uma bela ladeira. Este ano, estranhamente, a organização alterou o percurso, fazendo com que você já saísse com uma bela subida de uns 700m pela frente (A Adriana não acreditou quando viu a "subidinha", rsrsrs).
Eu devo ter feito o melhor tempo em uma prova de 10K este ano, justamente nesta prova. Até aí muito bem, tudo legal, mas foi justamente na semana em que eu não estava com o meu celular (Que na verdade é o meu controlador de prova e ritmo) e não levei cronômetro.
Bem, quando a gente faz isso e paga pela prova, acredita que a organização vai marcar o nosso tempo justamente pelo CHIP que é dado na retirada do Kit, afinal é pra isso que ele serve. MAS, não contavam com a astúcia de uma determinada organização que não tem muito interesse no seu principal público, o corredor, e furaram geral a cronometragem desta prova. Eu não obtive muitos detalhes, mas parece que houve uma falha nos tapetes da prova e acabaram não marcando o tempo dos corredores. Para quem é aficcionado pra baixar tempo ou entrar em algum ranking, imagine como deve ser?
Mas vale cada subida, cada descida, cada reta fazer esta prova e dar a volta no parque todo, cercado de mata nativa e uma calmaria.

Nenhum comentário: