sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A importância do Planejamento (Calendário de Corridas)

Olá! Todos nós corredores sabemos como é se preparar para uma prova: Dias de dedicação na academia e treinos, dietas evitando todo o tipo de gordura possível e separar a roupa da prova no dia anterior para não acordar atrasado e ter que fazer tudo em cima da hora. Pois é, agora vamos falar de um planejamento mais longo: O calendário de corridas anual.
Você como um bom corredor deve fazer no mínimo uma prova por mês, não é? E quando você adquire um pouco mais de experiência, acaba fazendo mais de uma prova no mês (Especialistas dizem que o tolerável são no máximo duas provas/mês). Pois então, já se pegou em uma situação em que existem duas provas maravilhosas que coincidem justamente no mesmo domingo do mês em questão?

Eu já passei por isso, várias vezes... Por pouco não acabei pagando duas provas no mesmo dia e ter que furar em uma delas. Uma das coisas que podem nos ajudar a ter este controle é "planilhar" suas provas.
Então você pode pensar: "Ah, não! Faço tão poucas provas que nem compensa fazer isso". Pois aí é que você se engana: Não são só as provas que podem coincidir com seu domingo, mas às vezes aquele casamento do seu amigo no sábado pode não ser na mesma cidade em que vocês moram, ou você vai marcar aquele churras para confraternizar com os colegas. Por isso, é muito importante que você tenha algum tipo de controle das datas corretas em que vai participar de uma competição.

Eu por exemplo utilizo o Google Calendar, que é uma ferramenta do Google que me ajuda a planejar meus compromissos, enviando e-mails com alerta antes do horário combinado.
Você pode executar uma planilha simples no próprio Excel, com as datas, quilometragem, dia e horário para que não perca seu controle.

Também pode utilizar o Microsoft Outlook para agendar estes compromissos e até um papel na geladeira com as datas, para assim saber como deve se alimentar na semana pré-prova.
Se você tiver outra sugestão para nos mostrar como controlar seus treinos pode comentar logo abaixo para aprimorarmos a matéria.

3 comentários:

Anonymous disse...

ai Vai meus parabens a todos e aproveito para enviar sites amigos www.casadocorredor.com.br www.runnersworld.abril.com.br click notascorridas/blogcorreria comente as noticias e envie tambem. Atenciosamente Elivan(ciclista/Ultramaratonista natural de Bananeiras/Pb residente em Joao Pessoa

Fisiologista Carlos Taigi Júnior disse...

Olá, gostei muito do blog. Vou ser seguidor também.
Já passei por esse problema de datas de provas quando era iniciante. atualmente utilizo o OUTLOOK para tudo. Me adaptei a ele e não tenho problemas, pois sou obrigado a vê-lo diariamente. Parabens pelo blog e a matéria. Veja o meu e siga também.
www.saudedocoracao.blogspot.com ABRAÇOS.

Rafaella disse...

Ola!!! Muito bacana o blog....
outro lugar q da pra planejar bem as suas corridas eh: polarpersonaltrainer.com
Como praticamente todo corredor tem um aparelho para medir a freqüência cardíaca, esse site da polar eh mt bacana, ainda mais pq da pra adicionar objetivos, marcar o dia das provas e ele gera gráficos com o seu desempenho!!
Parabéns pelo blog!