domingo, 6 de dezembro de 2009

Postura durante a corrida

Durante este final de semana andei procurando diversos artigos sobre a postura ideal para um corredor, aquela que exige menos esforço, gera maior desempenho e oferece menos riscos de lesões.

Encontrei um artigo interessante que fala que o ideal para a corrida é manter a linha da gravidade sobre a coluna vertebral, o que gera menor gasto energético.

postura2

Na figura da esquerda vemos o alinhamento correto, que oferece o menor gasto energético, na figura da direita vemos uma posição que irá gerar várias compensações musculares além de gastar mais energia e correr o risco de lesões.

A postura indicada seria:

  • Tronco (além de estar fixado), deve estar ligeiramente inclinado para frente. Dessa forma o centro de gravidade do atleta será deslocado para frente.
  • A cabeça deve acompanhar o tronco, mantendo o queixo num ângulo de 90º em relação ao corpo. Para manter esta posição recomenda-se olhar para o horizonte durante a corrida.
  • Os braços devem ficar paralelos ao corpo, com os cotovelos num ângulo também de 90º. As mãos devem passar na altura da crista ilíaca. O movimento ideal dos braços eleva as mãos na altura do peito, com angulação voltada para o osso esterno.
  • Evitar fazer rotação excessiva das pernas (pés apontados para dentro ou pra fora). Esses movimentos podem causar entorses e lesões nas articulações, principalmente no joelho.

postura3

 

Existe um exame chamado baropodometria que determina não só o tipo de pisada como as oscilações posturais durante o esforço, porém os convênios não cobrem e é relativamente caro.

Nenhum comentário: