quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Iogurte

É gostoso e faz bem!yogurt
Fonte: Taeq
Natural, com suco, com pedaços de fruta, líquido ou para comer de colher. São inúmeros os tipos de iogurte disponíveis nos supermercados. Tanto no café da manhã como para um lanchinho rápido, os iogurtes constituem uma opção gostosa e nutritiva.

Sua origem parece ter sido ao acaso. Uma teoria data do período Neolítico, entre 5.000 a 3.500 a.C, quando os pastores passaram a se alimentar com o leite de animais domesticados. Armazenado em marmitas de barro, o leite ficava exposto às altas temperaturas do deserto, fermentava e virava um tipo de iogurte.
Outra hipótese vem da Turquia. Lá o leite fresco era guardado em sacos feitos de pele de cabra. Transportados por camelos, os sacos em contato com o calor do corpo do animal favoreciam a produção de bactérias ácidas e transformavam o leite em iogurte.

Rico em cálcio, vitaminas A e do complexo B, além de proteínas e carboidratos, o iogurte favorece a produção de anticorpos, hormônios e enzimas, importantes para o metabolismo. Isso contribui para reforçar o sistema imunológico e retardar o envelhecimento. Além disso, ajuda a fortalecer os ossos, melhora a saúde da pele, da visão, das unhas, dos cabelos, proporciona energia e oxigena as células. O iogurte também colabora para o bom funcionamento do intestino, pois contém microrganismos vivos que favorecem o melhor trânsito intestinal.

Nenhum comentário: